EVENTOS ..... EVENTOS .... Y MÁS

PLENK2010 y Conectivismo. Sigue los nuevos MOOC en: Coursera, edX, Miríada para Latino América y el curso

"Googliando y Web 2.0"...

Lo último: El sito de diseño Fernando RUZ Fotografía...

jueves, 24 de junio de 2010

Las Redes Sociales y su Potencial Formativo

Del congreso Internacional EDO 2010 (Equipo de Desarrollo Organizaciones) les presento este documento"LAS REDES SOCIALES Y SU POTENCIAL FORMATIVO" y este vídeo de apoyo de la Dra.Imma Tubella Casadevall de la UOC, donde nos explica como es que las redes sociales nos pueden ayudar en el trabajo docente, más, cuando este deja mucho que desear en la atención a los alumnos.



Apoyando el punto anterior, tenemos también la presentación del Dr. Carlos Maecelo de la Universidad de Sevilla, quien presento el tema "Auto-formación para el Siglo XXI"

2 comentarios:

  1. AMBIENTES COLABORATIVOS Web 2.0

    O ambiente colaborativo WEB 2.0 de redes sociais, tem sido um dos novos pilares dentro dos ambientes de ensino-aprendizagem virtual, pois permite a troca de informações e o diálogo discussão entre todos os envolvidos no processo interativo. Dependendo do projeto naturalmente, a plataforma educacional integra aplicativos de comunicação diferentes e interpessoais, que podem ser classificados de acordo com os critérios de concorrência no tempo “síncrono=em tempo real” (áudio / vídeo conferência, espaços virtuais, chat, etc.) e e-mail já o método “assíncrono= em que os alunos precisam realizar o auto-estudo, podem dizer uma ação da Heutagogia” (Fóruns de discussão, etc.) sem intervenção em tempo real é nesse método que já se tornou uma tradição nos cursos EaD. A aprendizagem colaborativa Web 2.0 de redes sociais por meio de uma plataforma de aprendizagem facilita a colaboração entre os alunos através de diferentes aplicativos para compartilhar informações, trabalhar com documentos comuns, a resolução de problemas e tomada de decisão, etc. Assim, este tipo de aprendizagem em um mundo globalizado, envolve os grupos de diferentes saberes, classes e culturas a participarem de discussões e desenvolver propostas, resolver problemas, assumir responsabilidades individuais, tarefas de desenvolvimento, discutir idéias e encontrar soluções para os diversos aportes do ensino-aprendizagem bem como defender idéias, posições e propostas, para modificar uma ou mais posições, aceitar e integrar as idéias dos outros, pedir a outras pessoas para explicar e esclarecer em fóruns sociais do tipo Web 2.0.


    Sugestões de leitura:
    (1)Collaborative Virtual Environments to Support Communication and Community in Internet-Based Distance Education: informingscience.org/jite/documents/Vol1/v1n3p201-211.pdf

    (2)Collaborative Technologies in International Distance Education people.csail.mit.edu/umar/publications/Anderson-CSCWD.pdf

    (3) A Virtual Environment for Distance Education and Training:
    research.uni-sofia.bg/jspui/bitstream/10506/119/1/VIENA2.pdf

    ResponderEliminar
  2. Excelentes observaciones, sea cual sea el ambiente de aprendizaje, si no hay colaboración difícilmente podemos avanzar nuestros saberes y nuestras nuevas propuestas. Saludos.

    ResponderEliminar